domingo, 5 de fevereiro de 2012

Mestres da grande fraternidade branca.


EL MORYA
RETIRO EM DARJEELING, INDIA- DONS DA FÉ NA VONTADE DE DEUS E PALAVRAS DE SABEDORIA
Chefe do Conselho de Darjeeling da Grande Fraternidade Branca, estadista,poeta, economista e santo, fundador da Summit Lighthouse.
Em encarnações passadas na Terra foi.:Na civilização da Suméria, há 2100 anos a.C foi Abraão principe dos Caldeus e pai da nação hebraica: Akbar, o maior imperador mongol conhecido(1542);Melquior, um dos três reis magos do Oriente; Rei Artur guerreiro e guru da escola de mistérios de Camelot;;Thomas Beket e Tómas Moro(Canonizado pelo Papa Leão XIII, conselheiros de Reis ingleses Henrique II e Henrique VIII; Tomas Moore, poeta na Irlanda; Principe Indiano Mori Wong de Koko Nor;
Em 1898, Morya já cumprira os requisitos para a sua ascensão, Em 1952 ajuda na criação da Ponte Para a Liberdade;Conhecido como o Mestre M. dos Himalaias patrocinou a Sociedade Teosófica; em 1958 fundou a Summit Lighthouse.








LANTO
LANTO SE TORNOU UM MESTRE ASCENSIONADO   POR VOLTA DE 500 A.C
O Senhor Lanto, grande luz da antiga china, presta agora serviços como um dos principais sábios da América. O Senhor do 2º raio, Lanto, é um Mestre Ascenso em cuja presença a sublimidade da Mente de Deus pode ser tocada.
Lanto dá aulas no Retiro do Royal Teton que corresponde ao Grand Teton em Wyoming EUA; pois é neste foco antigo de grande luz que as sendas de todos os Sete Mestres são ensinadas  e onde os sete raios dos Elohim (Senhores dos Elementais) e dos Arcanjos estão ancoradas, situadas, em santuários.  Todos os membros da Grande Fraternidade Branca freguentam este ponto de encontro.
Mestre Lando ensina-nos a alcançar a iluminação.
Optando pelo uso do raio amarelo para envolver os corações de toda a humanidade, Lanto dedicou-se ao aperfeiçoamento das evoluções desse planeta através da CHAMA DOURADA.
EVOLUÇÃO DE LANTO
Podemos acompnhar a sua evolução como Sumo Sacerdote no Templo da Mãe Divina no continente  perdido da Lemuria - Oceano Pacífico- e em outras várias reencarnações na Atlântida.
Depois do afundamento da Atlantida (   cataclismas em :800.00 mil anos; depois 200.000 anos; depois 80.000 anos )e do desaparecimento de sua última ilha - Poseidonis em 9.564 A.C, citada por Platão, que se afundou também  em etapas, muitos adeptos e sacerdotes do FOGO SAGRADO levaram as CHAMAS para outras partes da Terra.
Era um ritual altamente necessário, uma vez que as CHAMAS focalizavam certas qualidades da Consciência de Deus em prol do Planeta e dos seus povos .
LANTO foi e é um Mestre do Poder da Precipitação.Um processo alquímico de atrair luz e substância cósmica do Universal, fazendo-a materializar numa forma física ( uma matriz material predeterminada) através da Ciência da Palavra Falada.
Lanto encarnou mais tarde como um governante da China e como um contemporâneo de Confúcio ( 551-479 A.C). Depois de sua ascensão, aceitou o cargo de Mestre Presidente do Conselho do Royal Teton a fim de trazer ao mundo ocidental a chama da Ciência , da Tecnologia, da Cultura da Mãe e do respeito à vida.
Mestre Lanto, de coração Venusiano, foi um dos primeiros guardiães da Chama e ajudou a SANT KUMARA na construção de SHAMBALLA.Ele veio trazer a luz na sua missão ao Planeta cuja humanidade se desumanizara e havia perdido o fogo original e a inteligência que animava a sua divindade.
LANTO adorava tanto a chama trina no coração que o brilho intenso dessa centelha divina podia ser vista através que um brilho- um halo dourado- que envolvia seu peito.
Ao longo dos séculos XIX e XX, Lanto deu seu fiel apoio aos esforços de Saint Germain para libertar a Humanidade através da divulgação dos Ensinamentos dos Mestres Ascensos sobre a Presença EU SOU e o FOGO VIOLETA.CHAMAVIOLETA1.GIF (4545 bytes)
A 3 de Julho de 1958, o Mestre Lanto passou seu cargo de Hierarga do retiro do Royal Teton para o Mestre Ascenso Confúcioe assumiu o cargo de Senhor do Segundo Raio que era ocupado por Kuthumi.
Kuthumi- que foi Saõ Francisco - deixou o cargo de Senhor do Segundo Raio passando a servir com Mestre Jesus comoInstrutores do Planeta.
Em 30 de Outubro de 1966, Lanto recebeu do Conselho do Carma uma dispensação muito importante para todos os establecimentos de ensino superior, seminários, faculdades :
UMA PODEROSA, TRANSCEDENTE CHAMA DOURADA DE ILUMINAÇÃO COLOCADA A UMA ALTURA DE 30 METROS NA ATMOSFERA POR CIMA DOS ESTABELECIMENTOS CITADOS.
Qualquer estudante de um estabelecimento de ensino superior pode invocar a ação desta chama  e aumentar o espledor áurico dos dons da sabedoria e do conhecimento.




 CARGO QUE OCUPA NA HIERARQUIA ESPIRITUAL :   
Mestra Rowena (complemento divino do poderoso Vitória) é Chohan do Raio Rosa o Raio do AMOR, a força coesiva do universo e um dos aspectos da Chama Trina da Eterna Verdade. Ela, também, é Hierofante do Templo da Liberdade da Beleza e das Artes e auxilia a humanidade a manifestar a Liberdade que todos tanto anelam. Liberdade espiritual, liberdade dos grilhões e limitações auto-criados que oprimem  e afligem os seres humanos, retardando o seu caminhar rumo a realização do Plano Divino.
O Chohan do 3 Raio é reconhecido como o Mestre da delicadeza, da diplomacia e da beleza. Interessa-se , muitíssimo, em estimular o talento, pois toda emanação de vida foi agraciada com uma determinada bênção que deverá oferecer à Terra.  Mestra Rowena está pronta a servir a todos  que A procuram. não só aqueles que já alcançaram o topo da escalada, mas igualmente os humildes e aqueles que colocaram os pés no primeiro degrau em direção a meta. Ela, também, confere uma atenção especial às crianças do Planeta, que deveriam crescer cercadas por amor, em ambiente propício ao desenvolvimento de virtudes divinas.
Mestra Rowena tem interesse especial pela música e solicita aos seus discípulos o uso da música  harmoniosa em seus lares, em seus santuários,  para elevação da gama vibratória dos ambientes e de seus corpos.
A Bem-Amada Mestra Rowena diz:
O Amor é um tema complexo e multiforme. O Poder do Amor é inesgotável pois que toda existência surge do Amor. Se vos abrirdes a essa caudalosa energia sereis regiamente abençoados. Usai o Poder Universal do Amor e envolvei todas as imperfeições nas irradiações do Puro Amor Divino. Enviai-as a todos os problemas, a todos os seres humanos, aos vossos ambientes e, se fordes convictos do Seu Poder de Penetração,  nada se oporá a estas intensivas irradiações de Amor impessoal.
Enviai Amor a tudo o que vos rodeia. Sua ação, sempre edificante, acalma, pacifica e consola as pessoas agitadas, impacientes e descontroladas, assim como é comum observar-se em vossos acontecimentos diários.  Esta é a lição mais importante para todos os que peregrinam no caminho à Luz: AMOR A TODA VIDA. Transformai-vos em potentes Focos do Amor e o alcance de vossa meta está garantido.
Dentro do Amor de meu coração, estou sempre ao vosso lado. Pensai em mim e pelo mesmo raio de luz de vosso pensamento Eu vos abençôo. A presteza da minha resposta não conhece barreiras.
SERAPIS BEY
RETIRO EM LUXOR-EGITO; DONS NA REALIZAÇÃO DE MILAGRES
Hierarca  de Luxor- Egito, mentor de almas ascendentes nas aplicações do fogo sagrado, arquiteto de ordens sagradas, da vida interior e de cidades da era do ouro, disciplinador militar das forças da Luz , da Paz e da Liberdade Cósmica:                    
"EU SOU o guardião".

HILARION
RETIRO EM CRETA-GRÉCIA; DONS DA CURA
Mentor da Verdade Imortal, da Ciência divina, de todos os ramos físicos e metafísicos da ciência e das artes curativas; o eterno empirista que traz à senda iniciática aquele que procura a verdade. "Conhecereis a verdade e a Verdade vos libertará"


MESTRA NADA
RETIRO NA ARÁBIA SAUDITA; DONS DA VARIEDADE DE LINGUAS E INTERPRETAÇÃO
A advogada da alma perante o tribunal da divina justiça, unificadora de famílias e de Chamas gêmeas; qualificadora do Amor como ministração e serviço a todas as partes da Vida.           "O servo não é maior que o seu Senhor"




SAINT GERMAIN
RETIRO NA TRANSILVÂNIA, ROMÊNIA; TABLE MOUTAIN, WYOMING (EUA); DONS DE PROFECIA E REALIZAÇÃO DE MILAGRES
Patrocinador das Américas, Senhor do Sétimo raio e da sétima era, alquimista do fogo sagrado que vem a nós com a dádiva da chama violeta da liberdade para promover a transmutação mundial:
" A luz de Deus nunca falha e a Amada e Poderosa Presença do EU SOU é esta Luz!"



MESTRE SANANDA…sua História, e Encarnações…uma delas como JESUS
Mestre Sananda é um dos Mestres que ganharam o seu aperfeiçoamento e as suas iniciações através de encarnações no Planeta Terra. Está entre os Seres humanos que têm sido escolhidos para substituir os Mestres Ascencionados em outros “Sistemas de Evolução Humana” que têm cumprido missões de serviço aqui na Terra para ajudar a Humanidade; e para substituir também, os Grandes Seres de Luz, nunca encarnados, que também cumprem sua missão neste sistema solar.

Mestre Sananda é já um dos dirigentes máximos do nosso sistema solar.
É um ser disciplinador, de vontade muito forte e controle de ferro. É hoje o Instrutor da Humanidade e continua trabalhando incansavelmente pelo despertar da consciência Crística.
ALGUMAS DAS ENCARNAÇÕES DE MESTRE SANANDA No que se refere ás encarnações bíblicas, Mestre Sananda aparece primeiro como Joshua, o Filho de Nun e aparece posteriormente, na época de Esdras, como Joshua. 
Como Joshua passa pela TERCEIRA INICIAÇÃO, como relatado no Livro de Zacarias. 





















Mãe Maria, a representação do vórtice feminino da energia do Deus Pai-Mãe universal, onde  a energia feminina ocupa seu lugar para resgatar a polaridade da Deusa perdida e mal  manipulada pelas forças involutivas das Trevas que se infiltraram  nas humanidades estelares e sedimentaram  profundas farsas dentro do arquétipo feminino adotado pela humanidade terrena. 
Esta energia se  entrelaça com a das outras Mestras de luz, como Kwan Yin, Nada, Rowena, Pórtia e muitas outras que são expressões do Cristo manifesto para a percepção humana, que através de canalizações  recebem os ensinamentos necessários para o despertar da humanidade.
Esta consciência esta ligada a um trabalho de restauração genética das almas a encarnar e a reprogramação do DNA sagrado para as novas crianças de luz que estão nascendo sobre a Terra, que já foram  identificadas pela nossa ciência com 20 bases nitrogenadas  confirmando  as canalizações do Senhor Trigueirinho da década de 80. 
A Mestra Maria como complemento do Arcanjo Rafael trabalha com o 5ª Raio junto ao Mestre  Hilarion e sua equipe em diversas atividades de energia e resgate consciencial onde a Federação e Confederação participam nas tarefas de aprendizado e ajuda para as almas terrenas.


Tomei conhecimento pela primeira vez deste nome e personagem extra-planetário  há cerca de trinta anos atrásmais ou menos, quando passei por uma montra de Livraria em Setúbal onde estavam expostas várias obras psicografadas de vários autores, tendo-me chamado a atenção um livro de capa azul intitulado "Os OVNIS - A Missão Celeste de Asthar Sheran", Comandante duma Frota Espacial Extraterrestre que comunica aos homens da Terra os objectivos de sua missão.
As mensagens publicadas no livro foram todas recebidas durante o ano de 1959 e a 1ª Edição foi publicada em Berlim nesse ano pelo autor Herbert Victor Speer, um médium telepata alemão bastante conceituado a nível mundial, tendo havido depois publicações feitas em Itália pela Editora "ALAYA" na década de 70, traduzido por Angélica Stenghel Colle, com Edição Portuguesa em Fevereiro de 1980.
O Livro tem várias mensagens que me chamaram a atenção e mais ainda pelo facto de eu ter reconhecido logo no princípio uma imagem desenhada pelo autor da Entidade comunicanteque me fez lembrar algo que se passara comigo meses antes num sonho que jamais esqueci até hojeA história desse meu sonho ou visão está exposta numa outra página deste meu site pessoal que pode ver aqui.
De resto, sou um crente em Deus (o Criador do Universo) e também na existência de Mundos habitados no seio do Cosmos com Civilizações mais avançadas em relação à nossa, com milhares de anos de evolução à nossa frente, podendo ser muitos desses Seres os tais 'Anjos' que várias vezes intervieram na Terra nos tempos bíblicos. Aliás, no livro acima referido fazem-se umas revelações muito interessantes que têm toda a lógica e tornam claros muitos 'mistérios' do passado que ainda hoje não foram decifrados ou explicados racionalmente pelos lideres religiosos que continuam alimentando muitas ideias fantasiosas pelas suas  interpretações erróneas que fazem dos textos sagrados como se estivessem certos em tudo o que dizemMas a verdade não é exclusiva de ninguém e todos podemos raciocinar livremente (foi essa a faculdade que Deus nos deu) coisa que já se perdeu em muita gente.
Por outro lado, muitos fenómenos mencionados no Velho e Novo Testamento (particularmente o que se passou no Mar Vermelho quando Moisés estava encurralado com seu povo e foi salvo dos soldados do Faraó) teve a ver com uma intervenção Extraterrestre que ali se operou com  várias naves poderosas projectando raios anti-gravitacionais obliquamente sobre as águas do mar abrindo caminho para que todos pudessem passar. Tudo isto sucedeu depois de terem  ajudado Moisés com o povo na travessia do deserto de Sin onde inclusivamente forneceram alimentos (o 'Maná), atirados de suas naves que os acompanhavam dia e noite e eram descritas como "colunas de nuvens". Esta Operação foi realizada pelos "Santini" de que fala Ashtar Sheran.
Existem também muitos factos nos textos sagrados das mais velhas religiões do Mundo, os Vedas e o Mahabaratta (mais antigos do que a Bíblia), que  falam de Seres vindos do Espaço com seus veículos espaciais (conhecidos por Vimanas nos textos hindus) que tinham a capacidade de se deslocar no ar, no mar, e no espaço, em velocidades fantásticas como hoje são observadas e descritas por milhares de pessoas no mundo inteiro. E para que não se duvide de sua presença nos tempos que correm, alguns sinais ou marcas misteriosas têm surgido nos últimos anos nos campos de trigo de vários países tal como se pode ver aqui.
Claro que isto exige muitas respostas por parte dos lideres políticos e religiosos que não saberiam dá-las se as pessoas começassem a fazer perguntas,por isso os governos preferem esconder  as coisas e evitar falar delas para não gerar polémicas que criariam decerto muita confusão na cabeça de muita gente que nada entenderia pelo facto de ter sido habituada a pensar de determinada maneira e colocariam em causa muitas coisas da Religião,devido à falta de respostas e de melhor explicação. Um dos exemplos mais recentes foi o que sucedeu em Fátima no ano de 1917, em Portugalonde ocorreu o chamado  "Milagre do Sol" que nada teve a ver com o Astro-Rei a 150 milhões de kilómetros de distância da Terra e sim com uma Nave extraterrestre que ali surgiu para dar um 'sinal' exterior de que as crianças videntes (os pastorinhos) estavam falando verdade devido à Mensagem que receberam duma Entidade luminosa que lhes apareceu em Maio desse ano. Recordo que a Igreja Católica da época até  rejeitou e maltratou as crianças influenciando mesmo o povo contra elas. Por isso, era preciso dar um grande sinal visível no céu naquela região do país que foi feito através da presença duma nave radiante de grandes dimensões que foi vista por milhares de pessoas que a confundiram com o Sol quando surgiu do meio das nuvens, tal como se descreve no meu artigo sobre "Fátima e Seus Segredos" que pode ver aqui.
Enfim, perante o estado de coisas que grassam neste Planeta, que já está ficando doente,  não é de admirar que estejam prestes a aparecer de novo por aí os Seres nossos irmãos do Cosmos que têm a missão de intervir em horas difíceis para salvar a Humanidade (ou parte dela) que corre agora riscos de ser destruida completamente por calamidades ou pela loucura dos homens com esta  forma de Civilização que estão levando o Mundo à destruição. Este Planeta no sistema Solar  até pode ser colocado fora de órbita numa Hecatombe Nuclear que poderá ser originada por uma 3ª Guerra Mundial que os homens podem despoletar a qualquer momento nem que seja por acidente. Existem milhares de armas atómicas com poder suficiente para originar tal situação.
Perante este cenário e tudo o que já se está passando no século actual, penso que já estão sendo tomadas medidas necessárias de uma Grande Intervenção Extraterrestre, com ordens divinas, tal como foram previstas ou anunciadas  no Sermão Profético de Jesus-Cristo para os tempos de "Juizo Final", porquanto viriam 'Anjos' e 'Santos' sobre as "nuvens do céu",  com "poder e grande glória" (no meio de brilho),  no meio dos Acontecimentos aqui na Terra que só terminarão quando esta estabilizar no seu eixo que também já está mudando de posição.
Fica aqui este meu pensamento,
Pausa para reflexão!





Quem é Melquisedeque?


Todos que lêem a Bíblia com freqüência já devem ter ouvido falar de Melquisedeque. Qual é, porém, a verdadeira identidade de Melquisedeque, o sumo-sacerdote do Velho Concerto?

Melquisedeque é sem dúvida um personagem misterioso da BíbliaEle é mencionado em somente três livros da Bíblia - dois no Velho Testamento (Gênesis e Salmos) e um no Novo Testamento (Hebreus).
O autor do livro de Hebreus diz que muita coisa sobre ele poderia ser dita, mas a interpretação seria difícil porque os  ouvintes se tornaram negligentes para receber essa palavra(Hebreus 5:11 12)… "porque já devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite e não de sólido mantimento”.
Ainda em Hebreus 7:3 lemos a respeito de Melquisedeque "sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida"... e "o qual recebeu o ofício do sacerdócio". Sem dúvida, esses atributos tais como "sem pai, sem mãe" ou como "sem genealogia, sem princípio de dias" caracterizam alguém com uma natureza sobrenatural.

Portanto, ao invés do que muita gente pensa, Melquisedeque não poderia ser de natureza humana, pois o texto diz que ele não tinha genealogia humana e os dias de sua existência não eram limitados Esses atributos são próprios de um ser eterno, e neste caso, de natureza divina.


 
Um sacerdócio imperfeito
(Hebreus 7:3)… "Sem pai, sem mãe, sem descendência, não tendo nem começo nem fim de dias...o qual recebeu o ofício do sacerdócio"
(Hebreus 7:11-12)… "se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (pois debaixo dele o povo recebeu a lei), que necessidade haveria que outro sacerdote se levantasse segundo a ordem de Melquisedeque e não ser chamado segundo a ordem de Aarão? Pois o sacerdócio sendo mudado, também é necessária a mudança da lei".
Esses textos deixam claro que Melquisedeque foi o sumo-sacerdote de um sacerdócio imperfeito, o que no caso se aplica ao Velho Concerto, baseado na lei do Velho Testamento. O Novo Concerto estabelecido através de Jesus Cristo refere-se ao sacerdócio perfeito, que veio suprir as incapacidades e limitações do Velho Concerto.



Similaridades entre Melquisedeque e Jeová

Há uma grande similaridade entre as características de Melquisedeque e de Jeová, o que prova que eles têem muito em comum. 
A seguir, estão relacionadas algumas das coisas que Jeová e Melquisedeque parecem se identificar:
. O padrão usado por Jeová é o da justiça, prevalecendo inclusive sobre a misericórdia (Êxodo 21:12-25; Levítico 24:20; Deuteronômio 19:21).  Por sua vez, o nome Melquisedeque significa "rei de justiça" (Hebreus 7:2).
. Melquisedeque era rei de Salém (Hebreus 7:2), a qual para muitos estudiosos corresponde à atual cidade de Jerusalém. Por sua vez, Jeová é chamado "deus de Israel", cuja capital é a Jerusalém atual, terrena, que não tem nada a ver com a Jerusalém celestial, também chamada de "Jerusalém do alto" (1 Crônicas 17:24; Êxodo 3:16; Gálatas 4:26).
. Melquisedeque tomou dízimos do despojo tomado por Abraão e o abençoou (Hebreus 7:1-6).  SimilarmenteJeová recebeu o dízimo dos descendentes de Abraão e abençoou o povo (2 Crônicas 31:10).
. Melquisedeque não tem começo nem fim de dias, ou em outras palavras - é eterno. Ele também não tem genealogia (Hebreus 7:3).  Jeová também é eterno e não tem pai, nem mãe, nem genealogia (Neemias.9:5).  Esse fato caracteriza ambos como seres divinos e sobrenaturais, como os anjos.
. Melquisedeque é o sumo-sacerdote vitalício do Velho Testamento (Gênesis 14:18; Hebreus  12:22).  Por sua vez, Jeová foi também o mentor da base sacerdotal do Velho Testamento, o qual orientou pessoalmente todos os serviços religiosos no templo, através de regras e exigências ritualísticas criteriosas. Um detalhe curioso nessa descrição do modelo sacerdotal do Velho Testamento é que as pedras que adornavam o éfode (peitoral) do sacerdote (Êxodo  28:6 a 21) são do mesmo tipo das pedras que adornavam o anjo que era o modelo de perfeição no Éden, o qual veio posteriormente a se ensoberbecer e rebelou-se contra o Deus Altíssimo (Ezequiel 28:13).
. É difícil interpretar o papel e o caráter do personagem Melquisedeque, como lemos em Hebreus 5:11, e da mesma forma é difícil compreender o caráter e os reais intentos de Jeová, o qual ora abençoava e ora castigava sem qualquer compaixão.
. Melquisedeque assumiu forma humana quando apareceu a Abraão (Gênesis 14:18-20). Por sua vez, Jeová também tomou forma humana quando apareceu a Abraão (Gênesis18:1-7) e anunciou que Sara teria um filho. 
Alguns teólogos entendem que Melquisedeque era o próprio Cristo no 
Velho Testamento e chamam esse tipo de ocorrência "Parousia" ou "Cristofania". Contudo, o fato do texto deixar claro que Melquisedeque era uma figura (tipo) de Cristo prova que ele não era o próprio Cristo.

O fato de Melquisedeque ter oferecido pão e vinho a Abraão não significam tampouco que Melquisedeque e o Filho de Deus sejam a mesma pessoa, da mesma forma como Adão não era Cristo, embora Cristo fosse chamado o "último Adão" (1 Coríntios 15:45). Além disso, em outra parte é relacionado o fato de que através de uma única ofensa (de Adão), entrou o pecado no mundo e atingiu toda a humanidade. De forma análoga, através de um único ato de justiça (de Cristo), a graça de Deus veio a ser derramada sobre todos os homens (Romanos 5:16-18).
Portanto, quando lemos que Cristo é sumo-sacerdote conforme a ordem de Melquisedeque, devemos entender essa relação como uma antítese, em que o reprovável e falível veio a ser substituído pelo aprovado e irrepreensível.
Melquisedeque é o sumo-sacerdote do Velho Testamento (ou do Velho Concerto), o qual se tornou obsoleto por causa de sua fraqueza e inutilidade, como diz Hebreus 7:18 e foi definitivamente abolido por Cristo (2 Corintios 3:16).



 
Melquisedeque, rei de justiça
A relação entre a justiça (a qual é associada com o nome de Melquisedeque) e a condenação está baseada no fato de que a lei aplica tanto a justiça como a condenação. A justiça implacável, porem, não leva em consideração a misericórdia nem a compaixão, que são atributos peculiares do verdadeiro Deus e Pai.
Por todas as evidências já relacionadas, poderíamos supor que Jeová e Melquisedeque são a mesma pessoa, embora isso não esteja totalmente claro nas Escrituras. Porém, ainda que não houvessem subsídios suficientes para associarmos Jeová com Melquisedeque, uma coisa é certa - ambos parecem estar intimamente relacionados, a começar pelo nome de Melquisedeque, que significa "rei de justiça".
Em Gênesis 18:25, Jeová é reconhecido pela sua justiça, porém não é a justiça que leva em consideração a misericórdia e a compaixão, a qual é um atributo peculiar e distintivo do verdadeiro Deus e Pai.
Uma coisa é certa - a índole violenta que Jeová revela em várias ocasiões no Velho Testamento ao destruir implacavelmente exércitos e cidades, combina perfeitamente com a personalidade de Melquisedeque, o qual veio ao encontro de Abraão para abençoá-lo logo após a matança dos reis inimigos (Hebreus 7:1; Gênesis 14:17-18)… "Pois esse Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, o qual encontrou Abraão retornando da matança dos reis, e o abençoou".

Portanto, aquela justiça que é atribuida ao nome de Melqueisedeque parece estar associada à justiça implacável, que não hesita em aplicar a condenação de forma radical e fulminante.
Se Jesus fosse Melquisedeque, como dizem alguns teólogos, Ele jamais iria abençoar Abraão logo após a matança dos reis, quando Abraão saiu vitorioso, porque o Filho de Deus não recompensa assassinos nem homicidas, nem iria estimular qualquer atitude dessa natureza. Pelo contrário, quando Jesus foi preso, seu discípulo Pedro cortou a orelha de um daqueles que o vinham prender, mas Jesus restaurou-a milagrosamente (João 18:10), para provar que Ele jamais foi à favor da violência, sob qualquer pretexto.

Da mesma forma, se Jesus fosse Melquisedeque, Ele jamais receberia dízimo de um despojo que teve o preço de sangue daqueles reis. No entanto, Melquisedeque não teve qualquer escrúpulo para tomar parte do fruto do saque (Hebreus 7:4), o que confirma que são sacerdócios completamente diferentes.



O perfeito e eterno sacerdócio de Cristo
Quanto ao aspecto sacerdotal, lemos em Hebreus 7:11-12 o seguinte: "Se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (pois debaixo dele o povo recebeu a lei), que necessidade haveria que outro sacerdote se levantasse segundo a ordem de Melquisedeque e não ser chamado segundo a ordem de Aarão? Pois o sacerdócio sendo mudado, também é necessária a mudança da lei".

Esse texto deixa claro que Melquisedeque foi o sumo-sacerdote de um sacerdócio imperfeito, que teve de ser mudado juntamente com a mudança da lei que o regia, e isso se aplica ao Velho Concerto. A imperfeição está no fato de que houve necessidade de ser estabelecido um novo sacerdócio perfeito e eficaz.

Isto significa que o sacerdócio do Velho Concerto foi mudado por um outro, cujo sumo-sacerdote é Jesus Cristo, o Filho de Deus, e por isso que o texto de Hebreus 7:12 diz que houve MUDANÇA de sacerdócio. Embora tendo sido executado de uma só vez, o sacerdócio de Cristo tem um alcance universal e eterno.

Melquisedeque estava incapacitado de prover salvação e redenção para quem quer que fosse, pois seu ministério era imperfeito e semelhante aos dos sacerdotes do Velho Testamento, que tinham que estar continuamente oferecendo sacrifícios por si mesmos e pelo povo. O sacerdócio levítico, assim como o sacerdócio de Melquisedeque, tinha caráter temporário e era exercido através de ministrações contínuas, com o sacrifício de animais e oferendas da alimentos (Hebreus 7:28), enquanto que o sacerdócio de Cristo é perfeito, eterno e único, realizado às custas de seu próprio sangue, como diz Hebreus 9:24 e 25.
O ofício sacerdotal iniciado por Melquisedeque não teve êxito porque era fundamentado apenas em oferendas religiosas e no sacrifício ritualístico de animais. Por causa disso, ele teve de ser substituído pelo sacerdócio de Jesus (Hebreus 7:11), o que significa que o sacerdócio do Velho Testamento deu lugar definitivamente ao sacerdócio do Novo Testamento.

Por extensão, o Velho Concerto se tornou repreensível e porisso foi rejeitado, havendo sido ABOLIDO por Cristo, como diz 2 Corintios 3:14-16. E assim, o ministério de Melquisedeque representa o ministério do Velho Testamento, o qual foi invalidado por Cristo por causa de sua FRAQUEZA e INUTILIDADE (Hebreus 7:18).

Por outro lado, o Novo Concerto foi aprovado, exaltado e glorificado, e por isso é chamado em Hebreus 7:22 de “um MELHOR concerto”. Após a ressurreição, Jesus foi constituído "autor de uma eterna salvação", como diz Hebreus 5:7-9… "Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu, e sendo consumado veio a ser a causa da ETERNA SALVAÇÃO para todos os que lhe obedecem".

O fato do sacerdócio de Jesus Cristo ter sido “segundo a ordem de Melquisedeque”, como diz Hebreus 5:6, 7:17 e 7:21, não significa que os dois ministérios estavam relacionados entre si, como se um fosse uma continuidade do outro, visto que as diferenças entre eles são muito grandes, a saber:

- o sacerdócio de Melquisedeque foi temporal enquanto que o de Cristo foi eterno (Hebreus 7:25);
- no sacerdócio de Melquisedeque e de todos os sacerdotes do Velho Testamento, o sangue usado para expiação era de animais (bodes, bezerros, touros e novilhas), enquanto que o sacerdócio de Cristo foi exercido com o derramamento de seu próprio sangue (Hebreus 9:12-14);
- Cristo é ministro do santuário do VERDADEIRO tabernáculo estabelecido por Deus (Hebreus 8:2), e não do VIRTUAL, que foi exercido por Melquisedeque e por todos os sacerdotes do Velho Testamento;
- com a mudança do sacerdócio houve também a mudança da lei (Hebreus 7:12) e assim, todo aquele arcabouço ritualístico de religiosidade aparente, que regia o ministério do Velho Testamento, deu lugar ao ministério eficaz e autêntico de Jesus no Novo Testamento (Hebreus 8:6; 8:13; 2 Corintios 3:6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores